sexta-feira, 11 de julho de 2014

Contribuição é tema de reflexão

No dia 29 de junho, a diretoria da Paróquia, encarregada pelo Conselho Paroquial, promoveu um encontro para reflexão sobre o sentido da gratidão a Deus, das ofertas e da contribuição e também para promover conhecimento da nova modalidade de contribuição para pessoas jovens e solteiras aprovada no Conselho Paroquial de fevereiro de 2014 e que entra em vigou a partir de 2015.
 
Para a comunidade presente, a presidente da Paróquia Sra. Elisete Milbratz apresentou o  vídeo institucional da Igreja e também uma parte de uma entrevista realizada no programam ‘De Frente Com Gabi’ que recebeu o cientista político Alberto Carlos Almeida em julho de 2013. (Alberto Carlos Almeida é Doutor em Ciências Sociais pelo IUPERJ, desenvolveu ao longo dos anos uma metodologia de análise utilizando dados antecedentes e qualitativos que o diferencia no mercado quando se trata de prever tendências . É colunista jornal Valor Econômico, autor do best-seller A Cabeça do Brasileiro e de diversos livros que abordam os valores e comportamentos dos brasileiros.) O tema foi a contribuição da Igreja Protestante na questão da educação também dos valores sociais.
Depois o Pastor Valdir e a Pastora Dione refletiram biblicamente sobre o sentido da oferta que agrada a Deus.
Um dos textos bíblicos norteadores  foi a oferta de Abel e Caim (Gn 4). Enquanto Abel se preparou, planejou, se empenhou para ofertar um cordeirinho, Caim apenas colheu frutas. Deus se agradou da oferta de Abel pela disposição em ofertar algo especial e pelo seu empenho nesta oferta.
No outro texto bíblico, de Lucas capítulo 21, Jesus estava no pátio do Templo e percebendo que  as pessoas ofertavam das sobras, quando viu a viúva pobre ofertando tudo o que tinha,  chamou os discípulos e  disse: “Esta viúva ofertou mais do que as outras pessoas, porque ofertou tudo o que tinha, porque as outras pessoas deram o que estava sobrando”. A oferta da viúva também exigiu disposição e confiança. Essa é a oferta que agrada a Deus.

 Também os membros são motivados a ofertar e contribuir  com alegria e disposição, não das sobras ou daquilo que é fácil, mas uma oferta especial, uma contribuição especial que testemunha a gratidão por tudo o que Deus fez, faz e ainda fará por cada pessoa e testemunha a importância da vivência comunitária.
É tarefa missionária da Igreja ensinar as pessoas a reconhecerem a grandiosidae do agir amoroso de Deus e esse reconhecimento se torna visível pelo testemunho no falar, no agir, no jeito de viver e na disposição para ofertar e contribuir com a Comunidade que exerce sua função missionária.

Nesse sentido, houve uma reflexão de mais de dois anos na forma com que as contribuições estavam acontecendo, especialmente o que ser refere a pessoas jovens e solteiras. O grupo de estudo instituído no Seminário de Lideranças em 2012, apresentou uma proposta ao Conselho Paroquial e tendo sido aprovado será seguido pelas comunidades da Paróquia de Maripá. O tesoureiro paroquial sr. Marcelo Blodorn apresentou as mudanças e esclareceu a dúvidas.
Maiores informações com os presbíteros e presbíteras e também na secretaria paroquial.






Nenhum comentário:

Postar um comentário